Novo Pronampe – crédito liberado para o micro e pequeno empreendedor

Novo Pronampe – O governo federal relançou o novo Pronampe – Programa Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – de forma permanente. O programa oferece crédito aos micro e pequenos empreendedores com condições diferenciadas das que eram oferecidas no mercado.

O programa dispõe de carência e prazos de pagamento maiores e taxas de juros menores. Os recursos para o crédito podem chegar a R$ 25 bilhões e, nesse momento, visam diminuir o impacto da pandemia do novo coronavírus. Abaixo você tem mais informações sobre o novo Pronampe e como contratar o crédito.

Publicidade

novo-pronampe-permanente

Novo Pronampe – crédito facilitado para o micro e pequeno empreendedor

Como o programa será de caráter permanente, a ideia é que, após passada essa fase, os empreendedores utilizem o programa para fortalecer, investir e fazer crescer suas empresas, tornando o mercado mais forte e saudável. Devido à primeira rodada de crédito do Pronampe, liberada ainda na primeira metade de 2020, diversas empresas que antes não tinham acesso à crédito passaram a ter. E com o histórico criado, passam a ter sempre essa facilidade disponível. Veja como ter acesso ao crédito do Pronampe 2021.


A disponibilidade do Pronampe passa a ser permanente. Esse é o motivo dessa linha de crédito para o micro e pequeno empreendedor (saiba qual é o faturamento limite do MEI) estar ausente há 6 meses. Havia necessidade de novas garantias e de outras soluções para oferecer empréstimos para MEI e para microempresários com condições diferenciadas.

Novo Pronampe – taxas de juros menores que outras linhas de crédito

Um dos principais passos para que o novo crédito para MEI pudesse ser oferecido foi a aprovação do orçamento-base pelo Congresso. A proposta do governo federal já vinha de longa data, mas não era possível realizar sem que os recursos federais estivessem garantidos. Agora, o MEI tem crédito com prazo mais longo para pagamento e com carência maior para começar a pagar.

Além disso, apesar do crédito estar com juros um pouco maiores, devido à alta da Selic, o Pronampe permanente tem juros menores do que as outras linhas de crédito oferecidas pelo mercado. Veja as taxas de juros do Pronampe permanente.

Novo Pronampe – condições para contratar a linha de crédito

Veja as condições de crédito do novo Pronampe:

  • Linha de crédito destinada aos micro e pequenos empreendedores;
  • Crédito de até 30% do faturamento bruto da empresa no ano de 2019;
  • Empresas novas, constituídas depois de 2019, podem contratar até 30% do faturamento médio mensal ou metade do capital social da empresa;
  • Carência de até 11 meses para o início do pagamento das parcelas;
  • Prazo de pagamento de até 48 meses;
  • Taxa de juros é igual a taxa Selic, no máximo, mais um acréscimo de 6%;
  • Crédito para aquisição de equipamentos, reformar, giro, compra de estoque e pagamento de contas;
  • Ao contratar o crédito do Pronampe, a empresa firma o compromisso de manter o quadro de funcionários até 60 dias depois de quitar o empréstimo;
  • As empresas podem contratar um empréstimo do novo Pronampe em qualquer instituição financeira (bancos) que possua autorização do Banco Central, pública ou privada.

Como contratar o novo Pronampe – quem pode contratar esse crédito

A liberação da linha de crédito do novo Pronampe, voltado para o micro e pequeno empreendedor, com as condições facilitadas de pagamento e taxas melhores de juros vem de encontro com as necessidades da classe empresarial. O auxílio é bem vindo em tempos de pandemia e permite que o MEI consiga se fortalecer para atravessar essa fase.

Para contratar o novo Pronampe, é necessário aguardar até o fim de junho. Esse prazo é necessário para o sistema bancário passar pelos ajustes necessários e para que o fundo garantidor, que é o aporte dos recursos do governo federal para garantir os recursos para o crédito do novo Pronampe, possa ser viabilizado. Você vai receber as novidades e saber como contratar o novo Pronampe por aqui.