Como Abrir um MEI – formalize seu negócio

Quem deseja saber como abrir um CNPJ e ter o próprio negócio precisa tomar algumas providências. Uma delas é formalizar o seu negócio, realizando o processo de abrir o CNPJ.

Como Abrir um MEI – qual o faturamento anual para ser MEI?

Antes de obter o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, você precisa saber em qual formato a empresa se encaixa. Por exemplo, se a previsão de faturamento for menor do que R$ 81 mil anual você é considerado Microempreendedor Individual. Neste caso, o procedimento de abrir será mais simples. Abaixo você tem mais informações sobre como abrir um MEI.

Publicidade

mei-declaracao-anual
Explicaremos o procedimento de fazer o cadastramento de microempreendedor neste texto. Além disso, no caso deste tipo de empreendedor, não são todas as atividades que são permitidas. Você pode descobrir quais negócios podem ser registradas desta maneira clicando aqui.

Veja também: Como emitir o seu PGMEI

Como abrir um CNPJ – documentos que você vai precisar

Assim como o CPF, que é o cadastro de pessoa física, o CNPJ é o responsável por identificar a empresa pois é uma numeração única.
Toda empresa nova precisa de um número de identificação do registro da empresa, conhecido como NIRE, que é a prova de que a sua empresa existe realmente. O processo de obtenção desse número inicia ao providenciar a seguinte documentação:

Publicidade
  • Contrato Social;
  • Ficha de cadastro nacional e
  • Registro na Junta Comercial.

Essa documentação é necessária a partir de Microempresas e deve ser providenciada através de um escritório de contabilidade. A documentação necessária para esse tipo de negócio pode ser conhecida logo abaixo.

Após elaborar e apresentar esta documentação e pagar as taxas que são correspondentes é que teremos o nosso NIRE. Muitas pessoas escolhem por contratar a ajuda de um profissional contábil visando uma melhor orientação em cada etapa deste processo.

Como saber qual será sua atividade empresarial

Essa etapa exige que o empresário defina quais as atividades que serão prestadas pela empresa antes de abrir seu cadastro. Esta definição se baseia na CNAE, que possui uma lista de áreas de atuação, assim como as naturezas nas quais as empresas devem enquadrar a área em que atuarão.

Como escolher o CNAE – escolhendo a atividade correta para seu MEI

É preciso muita atenção nesta etapa pois pode comprometer o processo de abrir o Cadastro de Pessoa Jurídica. Isso porque a pessoa não pode abrir seu cadastro em uma determinada atividade e realizar outra. Então tenha planejado qual a área de atuação e defina todas as atividades que possa vir a desempenhar.

  • Acesse o site do IBGE;
  • Na página aberta, há duas opções: Atividades e Estrutura;
  • Caso prefira a opção Atividades, descreva a atividade desenvolvida por sua empresa;
  • Clique no botão “Buscar”;
  • A próxima página trará os negócios relacionados a isso;
  • Clicando no “Código”, a “Seção”, “Divisão”, “Grupo”, “Classe” e “Subclasse” abrirão automaticamente, ficando o seu negócio já com os códigos necessários (a opção “Atividades” é recomendada caso você tenha clareza sobre a natureza da área de atuação a ser desenvolvida, caso contrário, utilize a opção “Estrutura”);
  • Pela opção “Estrutura”, ao clicar, a nova página apresentará “Seção”, “Divisão” e a “Descrição do CNAE”;
  • Pela “Descrição do CNAE” você encontrará mais facilmente a atividade de sua empresa;
  • Ao encontrar, pela “Descrição do CNAE” a área de atuação de sua empresa, você pode clicar em “Seção” ou “Divisões” para refinar sua busca e encontrar o restante dos códigos necessários.

Como abrir o MEI – veja o passo a passo

Por fim, finalmente chegou a hora de ter o seu Cadastro empresarial. Após cumprir todas as etapas anteriores, o pedido de cadastramento poderá ser feito de forma online e no site da Receita Federal. Primeiro é preciso separar toda documentação exigida na lista do cadastro, pois de cada tipo de empresa é solicitada uma lista diferente de documentos.

Envie e acompanhe sua solicitação

Após o cadastro no site da Receita, a sua solicitação será enviada e você irá receber um recibo que permite acompanhar o seu pedido. Caso hajam pendências, a Receita Federal informará o candidato a empresário, o qual poderá solucioná-las. Se tudo der certo é só imprimir a documentação que foi preenchida anteriormente. Agora, é só reconhecer firma e encaminhar os documentos do CNPJ via correios para abrir sua empresa.

Portal do Empreendedor – abrir MEI grátis

No caso deste tipo de CNPJ, todo o procedimento pode ser feito através do portal do empreendedor. Em caso de dúvidas, o SEBRAE tem consultores que poderão lhe ajudar a tirar as principais. No entanto, o site possui informações suficientes para orientar quem necessite.

Documentação necessária do MEI

Os documentos de abertura do cadastro para o microempreendedor são:

  • CPF;
  • última declaração do IR e
  • título de eleitor.

Ao finalizar seu cadastro o número do documento é gerado imediatamente. Viu só como é fácil obter o CNPJ? Formalize agora mesmo o seu negócio!

Portal MEI Empreendedor e MEI Brasil – porque contratar uma empresa para abrir o MEI para você pode ser uma boa opção?

Há também a opção de contratar empresas que fazem o serviço de abrir o MEI para você. Nesse caso, a empresa contratada faz todo o serviço para você, evitando que você utilize o seu tempo fazendo isso enquanto poderia estar realizando atividades lucrativas para sua empresa.

Uma dessas empresas que realiza o serviço de abrir MEI é o Portal MEI Empreendedor. O site da empresa é bem intuitivo e, após acessar e preencher com seus dados, eles entram em contato com você para maiores detalhes sobre o serviço.

Publicidade

Outra prestadora de serviços para abertura do MEI é a MEI Brasil. O funcionamento do serviço é simples e, da mesma maneira que o Portal MEI Empreendedor, após preencher seus dados no site deles, a MEI Brasil fará contato com você, facilitando a sua vida.