7 Atividades Mais Frequentes no MEI

7 Atividades Mais Frequentes no MEI
5 (100%) 1 vote

As 7 atividades mais frequentes no MEI ficam divididas entre o comércio e serviços, confirmando o perfil de quem é inscrito no MEI.

Publicidade


7 atividades mais frequentes no MEI

A divisão entre o comércio e os serviços mostra que o empreendedor brasileiro busca a liberdade financeira através de conhecimentos e condições próprias. Assim, negócios que antes eram informais, como vendas de produtos na beira da praia, cabeleireiras e manicures, bares e lanchonetes passam a trabalhar formalmente, oferecendo segurança para o profissional e para o cliente.7 Atividades Mais Frequentes no MEI

Benefícios da legalização

A grande maioria das pessoas que optam por fazer a inscrição no MEI são de empreendedores que normalmente atuariam de maneira informal. A formalização do negócio, além de possibilitar o acesso a linhas de crédito direcionadas e específicas, ainda permite que o empreendedor possa planejar o futuro, através de uma aposentadoria.

Tipos de negócios mais formalizados

O negócio mais formalizado através do MEI é o comércio varejista de vestuário, seguido pelo de cabeleireiro. A profissão de pedreiro – obras de alvenaria – vem em terceiro lugar. Outros tipos de tratamento de beleza, vem em seguida. Já os outros 3 tipos de negócio que compõem nossa lista das 7 atividades mais frequentes no MEI são do segmento alimentício: minimercados e mercearias, bares e similares e alimentos preparados para o consumo doméstico, como pães, bolachas, conservas e outros.

Publicidade

Nessa ordem, ficam:

  • Comércio varejista de vestuário;
  • Cabeleireiro;
  • Pedreiro – obras de alvenaria;
  • Outros tipos de tratamento de beleza;
  • Minimercados e mercearias;
  • Bares e similares e
  • Alimentos preparados para o consumo doméstico.

Outras Atividades do MEI

O restante das atividades que compõem o rol das mais procuradas para a formalização de negócios de microempreendedores distribuem-se nas mais variadas, desde a manutenção e reparos de computadores, mecânica e manutenção de veículos automotores, serviços de pintura, organização de festas, dentre outros.

Publicidade

Quem é o MEI?

A grande variedade de atividades e a não predominância de nenhuma atividade específica confirma o quase total equilíbrio entre as atividades “masculinas” e as atividades “femininas”: do total de MEI’s registrados, 54% são de homens e 46% são de mulheres.