Impostos MEI e Declaração Imposto Renda adiados – confira as datas

Impostos MEI adiados– Os impostos MEI foram adiados para minimizar os efeitos da pandemia. Mais conhecido como DAS MEI, o boleto MEI teve o pagamento adiado por 6 meses a partir do mês de abril de 2020. O governo adotou medidas para preservar todos os empresários, independente do tamanho.

Para o microempreendedor individual a medida auxilia no equilíbrio das contas mensais. Todos os impostos aos quais o microempreendedor individual é obrigado sofreram o adiamento. Abaixo você tem mais informações sobre o adiamento dos impostos MEI.

Publicidade

imposto-de-renda-para-mei

Impostos MEI adiados – veja quais

Todos os impostos MEI sofreram adiamento. Desde o INSS ou contribuição da previdência social, o ISS até o ICMS. Apesar da medida ter sido tomada pelo governo federal, o imposto estadual e o imposto municipal também sofreram o adiamento.

O microempreendedor individual paga esses impostos de uma vez só ao emitir o boleto MEI. O microempreendedor não está obrigado a nenhum outro imposto além desses citados. Anualmente, a declaração imposto de renda é feita de maneira simplificada através do DASN SIMEI.

Boleto MEI – veja até quando o pagamento foi adiado

O adiamento dos impostos MEI é durante 6 meses nesse primeiro momento. Ou seja, os impostos (DAS MEI) que tinham vencimento em abri de 2020 passam a ter vencimento em outubro de 2020, automaticamente. Veja abaixo como fica o pagamento do boleto MEI:

  • O  boleto MEI com vencimento em 20 de abril tiveram prazo de pagamento prorrogado para 20 de outubro;
  • O  boleto MEI vencimento em 20 de maio, passam a ter como prazo máximo novembro;
  • O boleto MEI vencimento em 20 de junho, passam a ter como prazo máximo em dezembro.

Nesse primeiro momento, a medida de adiamento é válida durante 6 meses. Mas não se descarta que o adiamento seja prorrogado. Até agora não se tem ideia da extensão dos danos causados pela pandemia na economia do país. O que se percebe até agora é a boa vontade do governo federal em preservar as empresas de todos os tamanhos, geradoras de renda e de empregos.

Declaração Imposto de Renda MEI adiada – DAS SIMEI

A declaração imposto de renda MEI, também conhecida como DASN SIMEI, tem data original de entrega para o dia 31 de maio de todos os anos. Para o ano de 2020, devido aos efeitos da pandemia do coronavírus, a Receita Federal optou por adiar a entrega para o dia 30 de junho.

A declaração imposto de renda MEI é simplificada e pode ser feita no decorrer do ano, conforme o boleto MEI vai sendo pago. A data de 30 de junho parece ser definitiva, não havendo nenhum rumor de mudança ou novo adiamento até o momento.